UCE Convoca Estudantes de Santa Catarina a se mobilizarem para a Jornada de Lutas em defesa das principais bandeiras do movimento estudantil, como o Plano Nacional de Educação (PNE): 10% do PIB e 50% do fundo do pré-sal para a Educação
A UNE e a UBES no dia (17), de Janeiro convocou oficialmente os estudantes a se mobilizarem em suas escolas e universidades a participarem da Jornada de Lutas 2011. Durante uma semana no mês de março, jovens de todos os estados devem sair às ruas, em atos culturais, políticos e manifestações, chamando a atenção da sociedade e do governo sobre as reivindicações do movimento estudantil.
Nesta edição da Jornada de Lutas das entidades estudantis, o Plano Nacional de Educação (PNE) centraliza os debates, especialmente no que se refere ao financiamento. Com o slogan "Por um PNE que esteja a serviço do Brasil", a mobilização estudantil "vai exigir que 10% do PIB nacional seja investido em Educação, assim como 50% do Fundo Social do Pré-sal", disse o presidente da UCE, Vander Rodermel.
Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional durante a CONAE - Conferência Nacional de Educação, foram aprovadas resoluções que são emendas para alterar a proposta final apresentada pelo MEC ao Congresso. Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação. Quanto a esta pauta, Augusto Chagas, presidente da UNE convocou: "Essa luta não se finda com o veto do presidente Lula. Vamos lutar pela derrubada do veto e, também, pela incorporação dessa bandeira no texto do PNE".
Derique Hohn
Nenhum comentário:
Postar um comentário