No último domingo (3), no auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis, aconteceu o Conselho de Entidades Estudantis da UCE. Um encontro que reuniu mais de 100 entidades, entre CA’s, DA’s e DCE’s de todas as IES do estado. O Conselho é o fórum deliberativo responsável por aprovar a plataforma política e direcionar a atuação da entidade na sociedade catarinense.
“Todas as regiões estavam representadas por suas devidas entidades, neste que foi o maior encontro desde o Congresso da UCE, em maio de 2007. Foi uma demonstração de que os estudantes catarinenses estão ligados as pautas da educação estadual e nacional, debatendo sobre o marco regulatório das Universidades Comunitárias estaduais e discutindo o Plano Nacional de Educação", destacou Vander Rodermel, presidente da entidade.
Cerca de 200 estudantes participaram do encontro, preparatório para o Congresso da UCE. "Nesse amplo espaço de debates de ideias, reafirmamos que a UCE e os estudantes catarinenses estão cientes que os investimentos em educação devem ser mais ousados e à altura de nossos desafios", reforçou Vander.
O principal mote do CEE da UCE foi “Educação tem que ser 10!”, tema da jornada de lutas da UNE, UBES, ANPG e UCE. Foi debatida assistência estudantil, regulamentação do ensino privado, 50% do fundo do pré-sal e 10% do PIB pra educação, entre outras emendas apresentadas pelas entidades ao PNE, protocolado no Congresso Nacional pelo Governo Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário