Rogério Novaes (PV), José Carmelito (PMN), Valmir Martins (PSOL), Angela Amin (PP), Carina Vitral (Diretora de universidades Públicas da UCE), Giovano Soares (Tesoureiro da UCE), Vander Rodermel (Presidente da UCE), Ideli Salvatti (PT) e Gilmar Salgado (PSTU)
O último debate realizado por estudantes no estado foi na Univille, na noite do dia 22 de setembro. O debate teve inicio ás 19h, com a presença de seis dos sete candidatos. Estavam Presentes Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Rogério Novaes (PV), Valmir Martins (PSOL), José Carmelito Smieguel (PMN), Gilmar Salgado (PSTU) e Amadeu Hercílio da Luz (PCB).
Todos puderam utilizar seu tempo pra discursarem suas propostas, defenderem suas ações e dizer aos estudantes porque merecem o voto de confiança. O debate foi satisfatório, pois aproxima os candidatos dos estudantes, e eles podem saber o que pensamos sobre os rumos que queremos pro nosso estado" declarou Luiz Cassol, estudante da UDESC.
O debate foi um trabalho em conjunto entre estudantes da UDESC, do DANMA, da UNIVILLE, do IELUSC e da FCJ. "Fizemos o que tava dentro das nossas possibilidades e do nosso papel de movimento estudantil" afirmou Edemar, ex-coordenador geral do DANMA da UDESC.
A comissão organizadora cedeu um espaço ao final do debate em que a direção da UCE pudesse entregar um documento político intitulado "Mais Pra SC!".
"Esse projeto é um resumo breve da nossa opinião em relação às reivindicações históricas dos estudantes em nosso estado e também sobre quais rumos Santa Catarina deve seguir. Em 60 anos de história, a UCE nunca deixou de dar sua opinião em defesa dos estudantes e do povo catarinense, e neste ano de eleições, não seria diferente! Queremos responsabilidade do próximo governo estadual com os bolsistas do art. 170 e 171 que tudo será repassado em dia, para que esses bolsistas não virem reféns nas mãos das IES que no final do semestre impede que o estudante fique em sala de aula se estiver em situação de inadimplência temporária. Queremos um governo que respeite a educação pública, gratuita e de qualidade, direcionando mais verbas pra ensino, pesquisa e extensão!" disse aos candidatos.
Cada candidato, ao receber, leu alguma parte que lhe chamou a atenção, e depois guardou para se aprofundar no teor do documento posteriormente. A única candidata que mencionou o documento foi Ideli salvatti, do PT, que finalizou sua participação no debate com uma parte do documento: "A UCE e Santa Catarina não aceitarão as políticas do retrocesso. A UCE não aceitará o retorno às privatizações, o retorno ao estado mínimo e às políticas de destruição da educação."
Este documento foi elaborado pela diretoria executiva, em sua última reunião no dia 15 de Agosto, em Florianópolis.
Se você deseja ler o documento na íntegra CLIQUE AQUI.
Para ver mais fotos CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário