Em um momento histórico como destas eleições, de maior período na história do Brasil em democracia, a entidade dos estudantes em SC, assim como a UNE, também declarou voto na candidata à Presidência da República, Dilma Roussef na tarde desse domingo, 17 de Outubro. O debate qualificado, respeitoso e de intervenções cheias de dados estatísticos no que tange a educação, cada diretor pedia a palavra para contribuir no debate que durou duas horas.
"Sem dúvida alguma, a UCE pela importância que sempre desempenhou em SC, pelas lutas, pelas conquistas, não podia se furtar de mais uma vez tomar a decisão de entrar numa disputa acirrada entre o projeto que provou no passado que não contempla os interesses dos estudantes, da juventude e do povo brasileiro. Retrocesso é diferente de avanço, por isso tomamos esta decisão tão importante hoje." declarou Jonas Samoel, diretor de assuntos estudantís da UCE.
"Existem dois projetos colocados pro povo brasileiro hoje, um representa aquilo tudo que sempre repudiamos por não respeitar os movimentos sociais ao mandar uma polícia truculenta e despreparada para conter manifestações populares, por não respeitar os trabalhadores e trabalhadoras da educação em ter negado seu direito ao piso salarial nacional, por não respeitar os estudantes que tinham suas universidades sucateadas por falta de investimento e fortalecimento dos tubarões de ensino. Por todos estes motivos e muitos outros que se comprovaram ser medidas ineficientes e ultrapassadas de se fazer política nesse país é que dizemos não ao retrocesso. Queremos dizer sim ao projeto que possibilita espaço de discussão e de debate na construção de um país que mudou de norte a sul, a começar pelo aumento no poder de compra da população. Já tivemos conquistas importantes nos últimos oito anos no que se refere a juventude e educação, mas seria incoerente com a nossa história não tomarmos parte nesse momento em que essas conquistas estão ameaçadas. Por isso, encontramos reunidos na candidatura de Dilma Roussef, projetos que contemplam nossas bandeiras históricas em prol da democracia, soberania nacional e respeito para com a juventude." afirma Vander Rodermel, Presidente da UCE.
Para Eduardo Poletto, Diretor de Cultura da UCE "vamos realizar debates nas universidades pra que possamos politizar mais esses espaços, que em tese deveriam ser os de debates mais qualificados, que infelizmente ficam limitados ao machismo e preconceitos sexistas!"
A UCE publicou também seu manifesto de apoio a Dilma. Clique AQUI e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário